sábado, 5 de maio de 2007

Heavy Metal anos 80


Bandas como Iron Maiden, Motorhead, Judas Priest, pesaram o som dos anos 80 com o fantástico e original heavy tradicional. As letras em sua grande maioria tratavam de temas épicos arrebatando com isso uma inúmera quantidade de fãs, na sua grande maioria jovens. Porém, houve uma grande discriminação, pode-se dizer uma perseguição, por parte de algumas religiões devido a temas retratados em suas música.
Falando um pouco da história desse estilo,o heavy metal, ou simplesmente metal, é um gênero musical derivado do rock`n´roll e do hard rock.A primeira vez que o termo Heavy Metal foi utilizado, foi na descrição do estilo tocado pela banda Steppenwolf, á qual tem um verso na música 'Born To be Wild".O heavy metal surgiu, assim como movimento hippie,como um levante da contracultura,que em resposta á sociedade conservadora, utilizava um visual alternativo (cabelos longos, roupa rasgada,etc.).Suas origens residem nas bandas de rock que entre 1964 e 1970 pegaram diversos estilos musicais, principalmente o blues, misturaram com o rock tradicional,e criaram um híbrido com som pesado, veloz e virtuoso, centrado na guitarra.Alguns grandes nomes dos anos 70,do heavy rock e do hard rock em geral, foram: Black Sabbath,Led Zeppelin e Deep Purple.O primeiro disco do Black Sabbath, homônimo, de 1970, é considerado o primeiro álbum de heavy metal da história.
O heavy metal tradicional alcançou o grande público nos anos 80,com a popularidade de bandas do movimento conhecido como "New Wave Of British Heavy Metal".Entre elas está a famosa banda Iron Maiden(como foi citado anteriormente); também podemos citar as bandas Saxon,Def Leppard,Samson entre outras.Enfim podemos afirmar que o heavy metal veio do rock ´n´roll,e que deu origens a varias vertentes, mas isso vai ficar para outro artigo assim como citaremos bandas importantes desse inigualável estilo!

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, cunhado! Lindo teu Blog. De muito bom gosto. Estou ansiosa para ler seus próximos artigos sobre Mitologia Nórdica, pois sei q és um conhecedor do assunto. Bjs

Daniel Cunha disse...

Parabéns, guerreiro!
Agora é só postar,postar e postar...
Um grande abraço.

Unknown disse...

Mano veio , ficou muito bom,Parabens,

Renato disse...

Eu gosto de pagode!!!!! eheheheheheheheheheh

Cara, "belessa" pura um blog pra falar de metal. Acho que a gurizada de hoje em dia conhece pouco, quase nada da história dessa vertente importantíssima da música! Eu mesmo tenho coisas que eu passei aconhecr não faz muito, em função desse trabalho de covers que eu tenho!

Tô a disposição também pra dar contribuições pro blog, se tu quiseres!

Paz, Amor e Metal pra todos nós!!!

Renato

Unknown disse...

Parabéns meu colega...Ficou bem legal mesmo, só hoje consegui dar uma olhada...siga atualizando que seguirei lendo...
abraços