quarta-feira, 30 de maio de 2007

Mitologia Nórdica





A mitologia nórdica, mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava se refere a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas.
A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), ela foi divulgada oralmente principalmente durante a Era viking (ca. 800- 1050 A.D.). No folclore escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas ou reinventadas e conhecidas como Ásatrú ou Odinismo. A mitologia remanesce também como uma inspiração na literatura assim como o teatro e no cinema.
Com a expansão das navegações vikings as divulgações das crenças e mitos acentuou-se ainda mais, indo alcançar também os povos de língua inglesa e deixando sua marca na própria nomeação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o “dia de Thor”).
Foi fonte de inspiração para as mais variadas áreas da cultura, a mitologia nórdica influenciou diversos artistas na criação de suas obras, tal como o escritor inglês J. R. R. Tolkien da maravilhosa e fantástica trilogia do Senhor dos Anéis, e também o compositor alemão Richard Wagner que utilizou as lendas vikings para compor a famosa tetralogia operística O Anel dos Nibelungos.
Por tanto e bom ressaltar que a mitologia nórdica e uma cultura pouco conhecida por esse lado da América, mas que e tão rica e cheia de curiosidades que ao decorrer de cada artigo publicado tentaremos descobrir mais sobre esse povo das terras gélidas.

.....................................................................................

Fontes pesquisadas do livro As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, de A.S Franchini / Carmen Seganfredo.

3 comentários:

Pergaminho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pergaminho disse...

Grande Angelo
Parabéns pelo belo artigo que publicastes aqui. Estarei sempre atento e esperando mais artigos.
Mas, aproveitando a oportunidade para fazer uma pequena propaganda do meu blog para aqueles que quiserem saber um pouco mais da obra nórdica que inspirou o mestre Tolkien é só dar uma olhada no artigo Beowulf em http://cafedeicaro.blogspot.com/2007/05/beowulf.html ou http://pergaminhodigitalzine.blogspot.com/2007/05/beowulf.html

Valeu e um grande abraço.

Daniel Cunha disse...

Grande amigo

Estamos com saudades dos teus artigos.
Quando vais nos agraciar com mais artigos e/ou textos em teu blog?

Grande abraço
Daniel